Maria Callas - Arie Celebri Vol 1

Posted by Rubens Marcadores: , , , , , ,

Turandot (G. Puccini)
1- Signore Ascolta (Liú)
2- In Questa Reggia (Turandot)
3- Tu Che Di Gel Sei Cinta (Liú)
I Puritani (V. Bellini)
4- Son Vergin Vezzosa (Elvira)
5- O Rendetemi La Speme (Elvira)
6- Vien Diletta, È In Ciel La Luna! (Elvira)
Pagliacci (R. Leoncavallo)
7- Qual Fiamma Avea Nel Guardo (Nedda)
La Bohéme (G. Puccini)
8- Donde Liesta Usci (Mimi)
Il Turco In Italia (G. Rossini)
9- Non Si Da Follia Maggiore (Fiorilla)
Macbeth (G. Verdi)
10- Nel Dí Della Vittoria (Lady Macbeth)
11- Vieni! T'affretta (Lady Macbeth)
12- Duncano Sará Qui? (Lady Macbeth)
13- La Luce Langue (Lady Macbeth)
14- Una Macchia È Qui Tuttora (Lady...)
Il Pirata (V. Bellini)
15- Oh! S'io Potessi (Imogene)
16- Col Sorriso D'innocenza (Imogene)
17- Quel Suon Ferale (Imogene)

Download

Os discos dessa coleção são considerados por mim, o maior tesouro que meu pai deixou depois de falecer.  Na epóca peguei para ouvir por curiosidade, pois já tinha ouvido falar da famosa soprano em um vídeo por ai, e já que tinha muito contato com o Metal Sinfônico, decidi ver como era o gênero que tanto o influenciava.

No inicio era difícil, mas depois de algumas audições as canções pareciam entrar na minha mente mais facilmente, e finalmente ia tomando gosto pela "maior interprete da história". Depois dela  outras divas enfeitarem minha coleção online e real.

O que a Maria Callas tem de especial? pode perguntar um incauto visitante, a resposta para essa pergunta é uma das 3 bases que uso para avaliar o canto. Avalio todos os cantores em: técnica, interpretação e timbre, além de outros Sub-tópicos contidos nesse tópicos citados.

Ela se destaca na interpretação, onde não é ladeada por nenhuma outra cantora. Callas não apenas interpreta seus papéis, ela os vive. Ama, odeia, sofre, morre, alegra-se tudo isso ela faz com as vísceras, perto dela, a grande maioria dos cantores são meros autistas. O vídeo abaixo confirma esse fato.


A história da grande diva grega, também é marcada pela trágedia como atesta sua biografia, morreu em 1977, mas seus amigos mais próximos diziam que ela já estava morta a muito tempo. A voz de Maria Callas é um tesouro que os discos conseguiram preservar, possuindo papeis que são imbativeis, e que no máximo foram igualados.

Essa coleção tem 3 volumes e aborda um repertório bem abrangente que vai desde o Belcanto ao Verismo, passando também pela ópera verdiniana (Verdi), Francesa e até a Alemã. Nessa primeira coletanea destaco sua sensacional Rainha Turandot que sempre me arranca o folego na ária "In Questa Reggia", e minha Elvira de eleição.

Outro grande destaque é: a maior Lady Macbeth da história e sua prestação ímpar a ópera que alavancou o sucesso de Bellini na Europa, Il Pirata. Suas prestações ao verismo são: Nedda, Mimi e Liú, que a execeção da primeira constituem apenas em curiosidades, pois apesar de bem cantadas, Liú e Mimi tem melhores interpretes que Callas. Por outro lado Nedda é um dos triunfos da Grega.

Sua pequena prestação a Il Turco In Italia, que diga-se de passagem também é sensacional. Todas as gravações pegam Maria no auge da forma vocal, e a qualidade de som também é muito boa para a epóca. As árias de I Puritani foram retiradas desse mítico registro, e pode se dizer que concordo plenamente com o autor em questão.

Boa audição

2 comentários:

  1. Amanda

    Eu amo a interpretação dessa mulher, posso até me atrever a dizer que ninguém nunca interpretará como Maria Callas. Ela é super virtuosa, divina!

  1. Rubens

    Uma das maiores vozes do Século XX, sem dúvidas. Tenho dela além de 3 coletâneas: a Tosca e Lucia.

Postar um comentário