Lucia Di Lammemoor: Marco Armiliato, Metropolitan Opera (2009)

Posted by Rubens Marcadores: , , , , , , ,


Anna Netrebko interpretou em 2009 no Met sua primeira Lucia, em uma recita que gerou diversas opiniões sobre sua prestação, esteve acompanhada do tenor polaco, Piotr Beczala que interpretou Edgardo nessa recita.

Vamos começar falando do surpreendente Enrico interpretado pelo também polaco, Mariuz Kwiecien. O timbre transpira maldade e elegância, foi sensacional tanto no registro agudo como o grave, e cenicamente esteve irrepreensível. Uma interpretação a recordar.

Outro ponto alto desse DVD é a encenação elegante proposta por Mary Zimmerman, se destacando principalmente na 2ª cena do primeiro ato, e na Mad Scene. A única escolha que achei equivocada, não será mencionada aqui para não dar spoiler sobre a ópera, mas posso dizer que acontece justamente no final da ópera. Entretanto só um pequeno aspecto não destrói esse maravilhosa encenação.

A Lucia proposta por Netrebko provavelmente vai figurar entre as minhas favoritas de sempre, pois muito me agrada suas incursões no belcanto principalmente por causa do seu bélissimo timbre com o qual banha a coloratura de suas personagens. A voz é bem potente e seus agudos são estratosféricos, a coloratura só peca na agilidade, coisa que nunca foi a especialidade da cantora.

O fraseado nem sempre é perfeito, mas até que a cantora se saiu muito bem no fraseado da "Mad Scene" que é o ponto alto dessa ópera, roçando a genialidade em alguns momentos. Apesar desses problemas o timbre extremamente aveludado e belo da cantora, compensa quaisquer deficiências no fraseado, quanto a agilidade...

A cantora cenicamente é espetacular, e na interpretação vocal banha sua Lucia em uma espécie de lírico-spinto, só que com agudos potentes e uma coloratura muito boa. a coloração das palavras foi muito boa, e ficou nítida a total entrega da cantora ao papel.

O Edgardo interpretado por Beczala se destaca principalmente pelo seu timbre luminoso (ainda que menos luminoso, que em uma "Die Zauberflöte" que assisti a um tempo). O cantor esteve muito bem em toda recita, e foi melhorando cada vez mais ao longo da ópera, chegando ao ponto máximo em sua última ária "Tu Che a Dio Spiegasti i'ali".

Todos os outros estiveram em seu melhor nível, entre eles destaco a ária do Capelão interpretado por Ildar Abdrazakov, que antecede a "Mad Scene", e o Normanno interpretado pelo tenor que possui nome de Serial Killer de filmes de terror, o Michael Myers.

Anna Netrebko em sua leitura de Lucia só não agrada os fãs de interpretes mais ágeis e pirotécnicos na leitura da coloratura, caso você seja um desses, aconselho que continue nos acompanhado, pois daqui a pouco abordaremos a Lucia da Sutherland.

Nota: 9 *********

0 comentários:

Postar um comentário