Incenso

Posted by Rubens Marcadores: , , , , ,


Ontem eu comprei na loja Leitura, um Best Of consagrado a Dame Kiri Te Kanawa com árias de Mozart, Richard Wagner, Puccini, Schumann e até coisas dispensáveis de musicais. Comprei o disco por vinte reais, e fiquei com o maior medo de me decepcionar, porque eu sabia que a Kiri Te Kanawa era uma excelente mozartiana, mas do repertório de Puccini e Wagner eu não sabia nada dela, e tinha muito receio a essa prestação a Wagner e aqueles compositores contemporaneos.

Cheguei em casa, e logo abri o CD  para ouvi-lo, e fui brindado com uma das vozes mais bonitas que eu podia ouvir. Kiri Te Kanawa é a melhor Fiordiligi (Cosí Fan Tutte) da história ladeada apenas pela Reneé Fleming, que é basicamente uma herdeira da primeira. O Puccini de Te Kanawa é de excepção, e ela também não faz feio nas duas árias dedicadas a Tannhäuser de Wagner, ainda que sua voz não seja o instrumento ideal para esse compositor.

O timbre dela é cremoso e matizado a ouro, e ela espertamente escolheu as árias mais melódicas de Puccini: Mimi, Tosca e Laurette para interpretar, e todas essas árias são muito beneficiadas pelo seu timbre. Os agudos são luminosos e marcantes, no fraseado não vai mal, e mesmo quando não se entende nada, temos o timbre belíssimo para compensar.

Como disse ela vai bem em Richard Wagner, mas sua voz é leve e luminosa demais para esse tipo de repertório que pede cantoras com maior capacidade drámatica e timbre mais escuros e pesados. Por sorte as árias que ela escolheu são as mais "líricas" possíveis para Wagner, o que torna sua prestação acima da média.

As duas últimas faixas são de compositores contemporaneos, e constituem apenas uma curiosidade, sendo que os destaques do disco são as árias dedicadas a Mozart e Puccini que constituem 10 das 15 faixas do CD.  Um excelente disco que peca mais por não conter nenhuma ária de Richard Strauss, compositor do qual Kiri era destacada interprete.


Nota: 8,5 ********1/2

0 comentários:

Postar um comentário