Papéis Principais
Herodes: Tenor
Herodíades: Mezzo-Soprano
Salomé: Soprano
Jokanaan: Barítono
Narraboth: Tenor
Descrição
Herodes: Rei da Judeia
Herodíades: Sua Amante
Salomé: Filha de Herodíades
Jokanaan: Profeta João Batista
Narraboth: Capitão da Guarda
Nome em Português: Salomé
Compositor: Richard Strauss
Tipo de Enredo: Dramatico
Atos e Duração: Ato Único com 1h45 de duração
Data da Composição: 9 de Dezembro de 1905, Königliches Opernhaus, Dresden, Saxônia, Alemanha
Libretista: Richard Strauss com base na peça Salome (1893), de Oscar Wilde
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os artistas voltaram 38 vezes para agradecer os aplausos na estreia de Salomé, mas a crítica não foi unânime. Hoje é considerada uma obra-prima, talvez a primeira ópera moderna. Sua trama é uma rede de obsessões: de Herodes com Salomé, de Salomé com João Batista e de João Batista com Deus. Ora ilustrando, ora esmiuçando o libreto, a orquestra produz efeitos impressionantes, sobretudo nas cordas, para as quais a escrita de Strauss exigia novas técnicas de arco e dedilhado.
Crueldade, perversão e fixação permeiam a obra, sob o luar que banha o terraço palaciano. Porém, por mais perturbadores que sejam os temas, a música ao mesmo tempo aveludada e de alta tensão prende o público. E as interpretações de Salóme e Herodes dificilmente serão esquecidas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*A ópera deveria estrear em Viena sob a regência de Gustav Mahler, mas o arcebispo católico a considerou imoral. E não estava só. Em Londres, a obra seria proibida até 1910. Em Nova York, em 1907 a temporada de Salomé foi suspensa após a primeira récita no Met por pressão de seu mecenas, J.P Morgan.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Dança Dos Sete Veús
"Ora, por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou ali e agradou a Herodes", Evangelho segundo S. Mateus (14.6). A primeira Salomé, Marie Wittich, recusou-se a executar a Dança dos Sete Veús. "Não o farei. Sou uma mulher decente", diria ela, segundo Strauss.
Uma Bailarina serviu de improvável dublê da robusta soprano. Desde então, muitas Salomés cederam vez a dançarinas nessa cena, mas certas cantoras mais intrépidas, como Ljuba Welitsch, mostram suas artes de sedução na famosa dança.
Árias Famosas
* "Wo ist sie, die den Hauptleuten Assyriens sich gab?"
* "Jokanaan! Ich bin verliebt in deinen Leib"
* " In Wahrheit weiss niemand"
* "Ah! Du willst nicht auf mich hören"
* "Es ist kein Laut zu Vernehmen"
* "Ah! Du wolltest mich nicht Deinen Mund küssen lassen"
Herodes: Tenor
Herodíades: Mezzo-Soprano
Salomé: Soprano
Jokanaan: Barítono
Narraboth: Tenor
Descrição
Herodes: Rei da Judeia
Herodíades: Sua Amante
Salomé: Filha de Herodíades
Jokanaan: Profeta João Batista
Narraboth: Capitão da Guarda
Nome em Português: Salomé
Compositor: Richard Strauss
Tipo de Enredo: Dramatico
Atos e Duração: Ato Único com 1h45 de duração
Data da Composição: 9 de Dezembro de 1905, Königliches Opernhaus, Dresden, Saxônia, Alemanha
Libretista: Richard Strauss com base na peça Salome (1893), de Oscar Wilde
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os artistas voltaram 38 vezes para agradecer os aplausos na estreia de Salomé, mas a crítica não foi unânime. Hoje é considerada uma obra-prima, talvez a primeira ópera moderna. Sua trama é uma rede de obsessões: de Herodes com Salomé, de Salomé com João Batista e de João Batista com Deus. Ora ilustrando, ora esmiuçando o libreto, a orquestra produz efeitos impressionantes, sobretudo nas cordas, para as quais a escrita de Strauss exigia novas técnicas de arco e dedilhado.
Crueldade, perversão e fixação permeiam a obra, sob o luar que banha o terraço palaciano. Porém, por mais perturbadores que sejam os temas, a música ao mesmo tempo aveludada e de alta tensão prende o público. E as interpretações de Salóme e Herodes dificilmente serão esquecidas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*A ópera deveria estrear em Viena sob a regência de Gustav Mahler, mas o arcebispo católico a considerou imoral. E não estava só. Em Londres, a obra seria proibida até 1910. Em Nova York, em 1907 a temporada de Salomé foi suspensa após a primeira récita no Met por pressão de seu mecenas, J.P Morgan.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Dança Dos Sete Veús
"Ora, por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou ali e agradou a Herodes", Evangelho segundo S. Mateus (14.6). A primeira Salomé, Marie Wittich, recusou-se a executar a Dança dos Sete Veús. "Não o farei. Sou uma mulher decente", diria ela, segundo Strauss.
Uma Bailarina serviu de improvável dublê da robusta soprano. Desde então, muitas Salomés cederam vez a dançarinas nessa cena, mas certas cantoras mais intrépidas, como Ljuba Welitsch, mostram suas artes de sedução na famosa dança.
Árias Famosas
* "Wo ist sie, die den Hauptleuten Assyriens sich gab?"
* "Jokanaan! Ich bin verliebt in deinen Leib"
* " In Wahrheit weiss niemand"
* "Ah! Du willst nicht auf mich hören"
* "Es ist kein Laut zu Vernehmen"
* "Ah! Du wolltest mich nicht Deinen Mund küssen lassen"
Salomé (Karita Mattila) em produção dirigida por Patrick Summers no Metropolitan Opera, Nova York, em 2008 |
0 comentários:
Postar um comentário