Salome: Patrick Summers, Metropolitan Opera (2008)

Posted by Rubens Marcadores: , , ,

Uma das primeiras coisas, que aprendi sobre essa ópera, é que Karita Mattila era uma de suas maiores interpretes, fato reforçado por esse artigo.

Desde daquele dia fiquei com vontade de adquirir ou no minimo poder assistir a essa ópera em video. Em uma visita a Fnac achei o DVD dessa ópera por 50 reais, mas na hora não tinha o dinheiro necessário, tendo que esperar um tempo para poder comprar o disco.

Depois de conseguir o dinheiro, voltei a Fnac aonde o artigo se encontrava 10 reais mais barato, diante dessa oferta não me fiz de rogado e adquiri o registro, junto com vários outros discos.

Karita Mattila confirmou todas as minhas expectativas, interpretando uma Salome que roça a perfeição. O timbre é belíssimo e libidinoso, a interpretação tanto a nível vocal quanto cênico é perfeita e para finalizar temos uma aula de Soprano Lírico-Drámatico, onde a Soprano intercala agudos maravilhosos e graves impregnados de pathos.

A ária final é de excepção, sendo notável a entrega da interprete ao personagem desempenhado, e o total controle da Soprano sobre o seu instrumento. A dança dos sete véus, apesar de muito bem interpretada, me decepcionou um pouco, não por culpa da Mattila, pois tenho certeza de que se tivesse a visto uns anos atrás, teria gostado mais.


Salóme é um personagem de difícil interpretação, pois é um papel que demanda uma grande resistência vocal e engole vozes de curta projeção, além de também ser um desafio cênico para as atrizes. Mattila cumpre todos esses requisitos e ainda acrescenta um belo timbre e pianissimis celestes. Uma interpretação que a ser lembrada.

Outro destaque é o Johanaan (João Batista) interpretado pelo Juha Uusitalo, que realmente tem uma voz mágica, com uma projeção vocal muito boa, timbre profético e agudos maravilhoso. Os outros estiveram ao seu melhor nível, e sob a batuta de Summers nos proporcionaram um espetáculo de primeira.

Nota: 10 **********

0 comentários:

Postar um comentário