Apreciação artistica

Posted by Rubens


O gosto pela chamada "alta cultura" foi ao longo da história cultivado por uma burguesia que queria se fazer importante frente a seus pares, assistir óperas e teatros, admirar obras de arte e ler belos livros era uma forma de ganhar signos de prestígio. Para esse grupo também era importante adquirir algum conhecimento sobre a obra afim de ter material para futuras conversas nos famosos saraus da Belle Époque.

No nosso século com a difusão da internet e a explosão dos pocket books o acesso a esse tipo de arte se tornou bastante simples. Hoje você pode ler quase todas as peças teatrais do Shakespeare pagando 67 R$ ou se gostar de ler pela internet nem precisa pagar nada, o mesmo vale para a música erudita. Hoje o grande público desse tipo de arte é advindo da classe média, que assim como os burgueses é ávida por arrotar que leu as grandes obras do passado e coisas do tipo.

O grande erro desse público é a busca pela erudição, eles leem uma obra buscando seu sentido e entender suas nuances para depois tecer comentários "inteligentes" para impressionar sua plateia. A busca pelo sentido tem sido o maior erro de todos aqueles que decidiram mergulhar no mundo da arte, e isso é facilmente percebido quando eles se deparam com uma arte que não faz sentido ou é apenas uma arte de contemplação.

A arte não foi feita para ser entendida e sim sentida, a sensação é o principio central da arte, o seu verdadeiro apreciador consome a arte buscando sensações novas, o esteta que é a maneira que irei usar para chamar o verdadeiro apreciador da arte, é como um violino e o artista é um virtuose que extrai do seu violino todo o tipo de sons.


Percebeu a crítica social dessa obra? O que? Mas como assim ela não tem crítica e nem nenhum conteúdo mais profundo?

A música eletrônica é um bom exemplo disso que eu estou falando, ela em si não tem um sentido definido, sequer tem letra, tudo que podemos fazer e aprecia-la e é assim que devíamos ser em relação a arte. A busca pelo sentido das obras de arte destrói a experiência artística e enviesa tudo, graças a essa vicissitude muitos não conseguem descobrir o mundo da poesia que nem sempre possui sentidos delimitados.

Poetas como Rimbaud e Cruz e Sousa não estavam muito interessados em demonstrar ideias ou fazer crítica social, ainda que possuam algo desse tipo nas suas obras, mas sim fazer uma arte contemplativa que explorasse ao máximo o poder da imagética e rompesse com a materialidade das coisas o que por vezes torna a poesias desses autores sem sentido e obras de pura contemplação.

*A arte é sensação
*A arte não necessita possuir um sentido para existir
*O verdadeiro esteta é aquele que aprecia a arte e não aquele que busca uma erudição através dela, a erudição é mera consequência de sua admiração.

Tendo essas ideias em mente fiquem com uma poesia de Cruz e Sousa

Sinfonias do Ocaso

Musselinosas como brumas diurnas
Descem do acaso as sombras harmoniosas,
Sombras veladas e musselinosas
Para as profundas solidões noturnas

Sacrários virgens, sacrossantas urnas
Os céus resplendem de sidéreas rosas,
de lua e das Estrelas majestosas
Iluminando a escuridão das furnas

Ah! por estes sinfônicos ocasos
A terra exala aromas de aúreos vasos,
Incensos de turíbulos divinos.

Os plenilúnios mórbidos vaporam...
E como no azul plangem e choram
Cítaras, harpas, bandolins, violinos...

0 comentários:

Postar um comentário