Fiquem atentos...

Posted by Rubens

Esse pequeno rapaz é uma das novas estrelas da música clássica, com apenas vinte anos, Benjamin Grosvenor, abocanhou no ano passado dois prêmios no Gramophone Awards; o de  melhor disco instrumental e o de artista jovem do ano.

Seu novo disco pelo que eu vi é bem eclético, indo do neoclassicismo de Saint-Saëns ao impressionismo de Ravel e abordando também a mistura entre Jazz, música africana e música clássica empreendida pelo George Gershwin.

Esse é o meu disco do mês de música clássica, que é uma tentativa de ouvir pelo menos um disco do gênero por mês até que ao chegar ao fim do ano tenha conseguido ouvir doze discos.

Para quem não sabe, eu não sou muito chegado a música instrumental e por isso tenho bastante dificuldade com música clássica e mesmo com Jazz, e essa é uma iniciativa minha para começar a ouvir o gênero. Não esperem que eu resenhe esse disco, pois não levo jeito para resenhar esse tipo de coisas.

Enfim, fiquem alguns performances do garoto prodígio:

Brahms - Hungarian Dance No.5


Liszt -  Piano Concerto No.2



Chopin - Scherzo No.1 in B minor, Op. 20


Saint-Saëns - Piano Concerto No.2 in G minor, Op.22

4 comentários:

  1. Amanda

    Para você que tá começando a ouvir musica erudita, eu recomendaria os compositores barrocos, como: Bach, Vivaldi, Scarlatti, Salieri... O barroco é bem mais rico musicalmente na minha opinião, então fica bem mais fácil de se ouvir rs.
    Mas não desista da musica erudita, ela é mais complicada que a ópera mas na minha sincera opinião, mexe muito mais quando a gente começa a entender. Sem falar que a gente vê a própria ópera de outra maneira, já que geralmente julgamos a Violetta de Callas, a Violetta de Gheorghiu... mas quando entendemos da música erudita, nós julgamos a Violetta de Verdi, passamos a entender melhor o que o compositor quer passar e pode ter certeza, quando entendemos erudita, vemos que algumas óperas super famosas nem são lá essas coisas todas. Mas fica o incentivo:D
    Falando em Bach, esse cd é muito bom, tem só as famosas, incluindo a melancolica Fugatta.
    http://www.4shared.com/file/147508306/fc2f2617/TVB_Of_Bach__CD1_-_wwwTHEREBELSbiz_-_By_Tati_fenris_.html
    http://www.4shared.com/file/147538920/6d4d1ea6/TVB_Of_Bach_CD2__wwwTHEREBELSbiz__by_Tati_Fenris.html

  1. Rubens

    Muito obrigado pelo incentivo é exatamente o que estou fazendo, para falar a verdade gosto muito de Vivaldi de quem tenho dois cds (um de árias e outro com a manjada quatro estações.)

    Não desistirei. Mas só uma pergunta o Salieri não é classicismo vienense?

  1. Amanda

    Opa, desculpa, é que eu queria citar os dois Scarlatti, o pai e o filho, mas acho que como eu estava ouvindo Salieri, acabei confundindo.
    Se lhe interessar, pode conhecer meu blog também:
    http://osmelhoresdamusicaclassica.blogspot.com
    Eu fiz a muito pouco tempo, por isso eu prefiri começar, como você diz, com as obras manjadas kkkk.

  1. Rubens

    Ah sim, tudo bem então.Desculpe a demora, estou estudando bastante atualmente. Irei acessar seu blog e indica-lo aqui.

    Obrigado pelo comentário.

Postar um comentário